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Pós-Venda: a chave para encantar clientes e fidelizá-los no e-commerce

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o pós-venda, mas o que seria, de fato, essa estratégia e por que ela é tão importante para o seu negócio?

Basicamente, o pós-venda é um conjunto de atividades e serviços realizados por uma empresa após a venda de um produto ou serviço a um cliente, visando a satisfação e a boa experiência dele.

Além dos muitos benefícios que se pode obter com o pós-venda, essa estratégia é importante para estabelecer conexões e fortalecer o relacionamento com os clientes. Continue a leitura e saiba mais sobre como realizar um pós-venda de sucesso no seu e-commerce.

Comunicação: base para fidelização de clientes

Vender na internet pode ser um desafio, mas, quando as técnicas e estratégias certas são aplicadas, há uma grande possibilidade de retornos positivos, tanto para a empresa quanto para os clientes.

Quando uma empresa oferece um pós-venda atencioso e prestativo, os clientes se sentem valorizados e cuidados, aumentando significativamente a satisfação, pois há a percepção de que a empresa está se esforçando para garantir que as suas necessidades e expectativas sejam atendidas.

Para garantir esse resultado, listamos algumas etapas importantes a seguir!

Agradeça pela compra e confirme o pedido

Agradecer pela compra e confirmar o pedido do cliente são práticas que melhoram a experiência do cliente. Funciona como uma forma de demonstrar para o cliente o quanto você o reconhece e o valoriza.

Esse tipo de atenção cria uma conexão importante com o cliente, além disso, passa a segurança de que a compra foi realizada corretamente. Para isso, considere os seguintes pontos:

  • agradeça pela compra: crie e envie um e-mail marketing em forma de agradecimento para o cliente, demonstrando que a sua empresa é organizada e comprometida em oferecer um serviço de qualidade;
  • confirme o pedido: ao confirmar o pedido do cliente, considere adicionar informações importantes como detalhes do pedido, descritivo dos valores, prazos de entrega, políticas de troca e devolução, assegurando que o cliente pode ficar tranquilo quanto a compra que ele realizou.

Atendimento eficiente

Essencial para qualquer fase na jornada de compra do cliente, o atendimento personalizado é capaz de remover toda e qualquer dúvida que o cliente possa ter, ou até mesmo remover obstáculos para finalização de compra.

O suporte ao cliente é um fator essencial para não haver nenhuma barreira entre a sua empresa e o cliente. Um bom suporte pode reduzir significativamente mal-entendidos e aumenta as chances de converter visitantes em clientes efetivos.

Para manter o cliente sempre satisfeito e aumentar as possibilidades de fidelização, é interessante deixar à disposição dele todos os canais de atendimento que a sua empresa oferece. Algumas sugestões como:

  • chat: fácil, dinâmico e agradável, os chats otimizam etapas e diminui o tempo de tomada de decisão;
  • e-mail: o suporte via e-mail permite que a sua empresa possa formular respostas mais elaboradas, garantindo que os clientes possam receber informações mais precisas e completas, além de possibilitar o aumento nas conversões;
  • telefone: possibilidade de suporte em tempo real, especialmente em situações onde o cliente precisa de respostas rápidas para informações gerais, solucionar dúvidas ou eventuais problemas. 

Feedback e avaliação do produto

O feedback dos clientes é uma fonte valiosa de informações sobre como os produtos estão atendendo às necessidades e expectativas dos clientes. Com as avaliações, é possível identificar pontos fortes e fracos, permitindo que a sua empresa possa fazer melhorias e ajustes.

Nesse caso, para garantir a satisfação contínua dos clientes, faça o seguinte:

  • incentive: demonstre interesse em saber as avaliações e comentários dos clientes, e para incentivar essa ação, opte por oferecer descontos exclusivos para quem enviar avaliação do produto;
  • não deixe o cliente no vácuo: crie pesquisas simples e diretas, disponibilize um passo a passo para que os clientes respondam adequadamente a esses feedbacks, e lembre-se de ser amigável e não intrusivo.

Com essas ações, além de fortalecer o relacionamento com os clientes, você também o incentiva a compartilhar suas experiências com outros e também voltar para realizar compras futuras.

Ofertas Exclusivas para Clientes Fidelizados

A fidelização dos clientes é fundamental para o crescimento e sucesso a longo prazo de uma empresa e os benefícios exclusivos desempenham um papel importante nesse processo.

Quando os clientes se sentem valorizados e percebem que recebem um tratamento especial, é desenvolvido uma conexão emocional com a marca. Isso vai além da simples transação comercial e fortalece o relacionamento do cliente com a empresa.

Há alguns caminhos para atingir a fidelização dos clientes, como, por exemplo:

  • programas de fidelidade: ao oferecer recompensas e benefícios, essa estratégia torna-se eficaz para reter os clientes, incentivando-os a continuar comprando na sua empresa, tornando-se um diferencial competitivo no mercado;
  • descontos especiais: ofertas atraentes e promocionais chamam a atenção de potenciais clientes e, muitas vezes, a sensação de economia é um fator decisivo para finalizar a compra;
  • acesso antecipado a lançamentos: ao permitir o acesso antecipado antes do público geral, você cria um senso de exclusividade para esse público fiel.

Para comunicar essas ofertas de forma clara e destacá-las como um benefício exclusivo para os clientes fiéis, especifique claramente os benefícios e como podem ajudar o cliente.

Além disso, busque elementos visuais que sejam atrativos e que chamem a atenção. Utilize uma linguagem da sua empresa que gere identificação e seja simples e fácil dos seus clientes entenderem.

E o pós-atendimento?

Se você já aplica todo essas estratégias, explore a estratégia do e-mail marketing, importante para nutrir o cliente sobre assuntos que fazem sentido para ele, além de impulsionar o sucesso no seu e-commerce.

Com o e-mail marketing, é possível enviar conteúdos relevantes, promoções, ofertas exclusivas, novidades e muito mais, de forma segmentada para os diversos tipos de público que a sua empresa deseja alcançar.

Para entregar um atendimento personalizado, obter a fidelização dos seus clientes e alcançar os melhores resultados, conte com a Uappi, a plataforma com as soluções ideais para o seu e-commerce ser um sucesso!

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