A última sexta-feira de novembro é marcada pela edição da Black Friday Ecommerce, um dia completo em que o varejo físico e digital se propõe a fazer grandes promoções por todo país. A data é marcada por grande volume de vendas e descontos atrativos.
Confira as 7 dicas que preparamos neste post e prepare seu e-commerce para a data mais movimentada do comércio eletrônico!
Entenda sobre a Black Friday no Brasil
A Black Friday se tornou um dos eventos de compras mais aguardados no Brasil. Com descontos tentadores e ofertas irresistíveis, essa data marca o início da temporada de compras de fim de ano, principalmente no e-commerce.
Para os varejistas online, a Black Friday representa uma oportunidade de ouro para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes. Neste post, vamos explorar 7 dicas que você precisa saber para aproveitar ao máximo a Black Friday no e-commerce brasileiro. Veja a seguir:
1 – Valorize seus clientes fiéis
Aquele cliente que está sempre comprando precisa se sentir ainda mais valorizado. Mostre o quanto ele é importante para você. Pesquise a sua base de dados, defina um ticket médio e selecione os clientes mais fiéis para receberem um desconto especial para a Black Friday.
Essa valorização pode te render bons negócios durante todo o ano. Aqui na Uappi é comum os clientes criarem uma landing page exclusiva com alguns produtos com descontos e enviar exclusivamente para a sua base de clientes, isso funciona muito.
2 – Verifique seu estoque
É interessante aproveitar a data para liquidar também aqueles produtos que não vendem, o famoso “estoque parado“. Busque os produtos que estão no estoque há algum tempo, remarque e coloque em destaque na loja.
As promoções são ótimas oportunidades para o estoque voltar a ter giro e as mercadorias não ficarem paradas.
3 – Monte kits BLACK Friday
Uma estratégia inteligente para otimizar o giro do estoque durante a Black Friday é a criação de “kits Black Friday“. Estes são pacotes cuidadosamente selecionados de produtos complementares que oferecem um valor excepcional aos clientes.
Ao agrupar produtos relacionados ou itens de estoque excessivo em pacotes atrativos, você não só torna a oferta mais atraente, mas também ajuda a liberar espaço de armazenamento para novos produtos.
4 – Verifique seus fornecedores
Verifique quais fornecedores conseguem reforçar o seu estoque até a data para que possa planejar suas promoções em conjunto. Pense que sempre podem existir imprevistos, então, programe-se com antecedência.
Outra alternativa é o dropshipping, onde você pode vender seus produtos, diretamente pelo marketplace do fornecedor. Nesses casos, é interessante acioná-los para ver o que tem disponível até a data.
5 – Crie promoções reais
Quando criar uma promoção, coloque-se no lugar do consumidor e se pergunte: será que ele vai ter a percepção que isso é uma promoção de verdade? O Procon do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vitória, realizou uma fiscalização na Black Friday do ano de 2022 e observou as reclamações sobre falso desconto, que é quando um produto ou serviço é anunciado com um valor superior, ou igual ao período antes da black, mas fica como se tivesse obtido desconto. Veja um exemplo, na prática:
- O ar-condicionado da marca X, custava dois mil reais antes da black friday;
- Durante o período de black, o e-commerce Y registrou que ele custava dois mil e oitocentos, mas que agora está custando dois mil e duzentos reais.
Esse é um clássico exemplo de falso desconto, comumente chamado de “metade do dobro“. Dessa forma, as promoções ofertadas precisam ser reais para não cair no termo “black fraude“, ou mesmo caracterizar como o crime de “publicidade enganosa“, prevista na Lei nº 8.078 (Código de Defesa do Consumidor).
6 – Invista em comunicação e redes sociais
Assim como a operação do seu e–commerce, as estratégias de marketing devem ser planejadas com antecedência para o grande dia da Black Friday. Nessas horas, as redes sociais e campanhas de display no Google, por exemplo, serão suas grandes aliadas.
A preparação para a semana da Black Friday deve acontecer, pelo menos, um mês antes. Na reunião de planejamento, leve em consideração os seguintes tópicos:
- Expectativa antes da Black Friday: Se seus descontos são agressivos, gerar expectativas é uma ótima tática para aumentar a conversão antes, durante e depois da Black Friday.
- Landing Page: Criar uma landing page para captar e-mails de clientes interessados nas ofertas é uma maneira de potencializar suas vendas na sexta-feira.
- Layout: Apostar em um esquema de cores diferenciado e específico para a Black Friday é importante para sinalizar que algo está diferente do usual. Os banners também devem indicar os descontos ou os produtos principais da sua campanha.
- Pós-Black Friday: Depois do grande dia, você terá novos leads, ou seja, novas oportunidades de negócio. É a hora de aproveitar para fidelizar esses clientes que podem vir a ser recorrentes na sua loja.
7 – Reforce sua plataforma de e-commerce
A Black Friday no Brasil é tão forte no e-commerce que, hoje em dia, a grande reclamação em relação à data é a capacidade dos sites em absorver a grande entrada de clientes querendo aproveitar as promoções. Então, prepare a estrutura da sua loja virtual para receber um maior tráfego de acessos neste dia para evitar a queda do servidor e possíveis perdas de vendas relativas aos erros de sistema do site.
Transforme a Black Friday Ecommerce em um Sucesso Duradouro
Ao implementar as dicas e estratégias de Black Friday, aproveite a pós-Black para manter o interesse dos clientes e construir relacionamentos sólidos. Lembre-se que esse período é apenas o começo de uma jornada para construir o sucesso do seu e-commerce.
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Fontes: