/Dia do Consumidor: 4 estratégias essenciais para e-commerce
mulher-branca-com-blusa-amarela-e-calca-preta-carregando-sacolas-vermelhas-de-dia-do-consumidor

Dia do Consumidor: 4 estratégias essenciais para e-commerce

O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é a primeira data importante do ano no calendário comercial do e-commerce. É uma oportunidade para os empreendedores do varejo utilizarem as melhores estratégias para garantir o alto faturamento no primeiro semestre.

A seguir, veja quais são as melhores estratégias para aplicar no seu e-commerce na semana do consumidor

Qual a importância do Dia do Consumidor para o e-commerce?

Data importante para o comércio eletrônico, o Dia do Consumidor começou sua história em 1962. No dia 15 de março daquele ano, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso reforçando os direitos dos consumidores, bem como os benefícios de uma relação justa entre as empresas e os clientes.

Esse pronunciamento continuou sendo relevante, até que 21 anos depois, em 1983, passou-se a comemorar mundialmente o Dia do Consumidor. Desde então, a data visa valorizar o consumidor e reforçar as garantias de seus direitos. Com isso, é um dia com apelo comercial, marcado por promoções e descontos.

Especialmente para o e-commerce, essa data representa um momento ideal para colocar em prática as estratégias eficazes para aumentar o faturamento, através de boas práticas de relacionamento com o público. 

Apostar em engajamento e fidelização de clientes é uma boa maneira de alavancar vendas e também garantir uma relação produtiva pelo resto do ano.

carrinho-de-compras-com-tags-de-desconto-em-fundo-amarelo-simbolizando-o-dia-do-consumidor
Fonte: Freepik

1- Ofereça descontos exclusivos

Descontos exclusivos são chamativos, seja para valorizar os clientes antigos ou para atrair aqueles que estão conhecendo sua loja pela primeira vez. Por isso, é essencial pensar especificamente em promoções para o Dia do Consumidor.

Para garantir que esse tipo de promoção seja bem-sucedida, é essencial traçar objetivos concretos durante a fase de planejamento, se adequando às especificidades do seu modelo de negócio e necessidades. Os descontos devem ser pensados para não comprometer o faturamento, mantendo a margem de lucro da empresa.

Além dos descontos clássicos, é uma chance de oferecer outras vantagens, como brindes, condições especiais de pagamento ou cashback. Estude a possibilidade de oferecer frete grátis nas compras, já que esse costuma ser um fator decisivo para os consumidores.

2- Personalize suas campanhas de marketing

Visando alcançar o potencial máximo, as campanhas de marketing precisam ser bem segmentadas. A personalização aumenta a relevância e eficácia de qualquer campanha, além de proporcionar a melhor experiência do usuário (user experience ou UX, em inglês).

Assim, é possível se destacar no mercado, oferecendo personalizações para os clientes. Além de fazer seu cliente se sentir visto e valorizado, as ofertas baseadas em necessidades e preferências de cada comprador têm maiores chances de serem efetivas.

Este também pode ser um momento para investir no SEO e-commerce, atraindo novos consumidores para o site e garantindo que eles terão uma experiência personalizada e satisfatória. Busque criar conteúdos relevantes e de qualidade, solucionando dúvidas e trazendo informação ao usuário. Dessa forma, o potencial de conversão e de fidelização é ainda maior! 

3- Aproveite para fidelizar clientes

Os programas de fidelidade são mais uma estratégia para construir uma relação de confiança com os clientes. Esse método incentiva a repetição de compras e, ao mesmo tempo, proporciona ao consumidor a sensação de estar sendo valorizado. 

Mas, não se engane pensando que essa estratégia só é efetiva com clientes antigos. Os programas de fidelidade também auxiliam na divulgação da empresa, já que os clientes satisfeitos e que confiam na marca podem recomendar a loja a amigos e família.

Além de programas de fidelidade, os brindes exclusivos e as recompensas liberadas a cada quantia gasta podem ser diferenciais na hora de fechar uma venda e também aumentar o valor do ticket médio.

4- Aumente as conversões com o retargeting

O retargeting é uma estratégia útil para resgatar e engajar usuários que tenham saído do seu e-commerce sem finalizar uma compra. 

Para garantir o sucesso, é essencial trabalhar com a segmentação de leads, para certificar-se de que os anúncios serão relevantes ao consumidor. Por exemplo, alcançar clientes que tenham visitado mais de cinco páginas da loja, ou que visitaram uma categoria de produtos específica. 

Essa estratégia pode ser até mesmo combinada com outras, como o marketing de escassez, reforçando que a promoção é válida por tempo limitado, apenas durante a campanha de Dia do Consumidor. 

Aproveite o Dia do Consumidor e venda mais no seu e-commerce! 

Com essas estratégias e foco na experiência do cliente, o Dia do Consumidor será uma data lucrativa para o seu negócio. 

Por meio de estratégias, como o retargeting, a personalização da experiência e, consequentemente, a fidelização dos clientes, os lucros se tornam cada vez mais sólidos.  

Para aplicar as melhores estratégias, inclusive a promoção para vender mais no e-commerce, conte com a Uappi! A plataforma é totalmente segura, com funcionalidades competentes e estruturadas para alcançar os melhores resultados.