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B2B2C: o que é o modelo de negócio e quais são seus benefícios?

O modelo B2B2C é uma tendência no mundo dos negócios, especialmente quando o assunto é e-commerce. Com os avanços tecnológicos, trabalhar com essa opção traz ainda mais integração entre as empresas e clientes, consequentemente, mais eficiência e facilidade.

Além disso, esse modelo de negócio entende como o comportamento dos consumidores mudou ao longo dos últimos anos, trazendo personalização e conveniência na hora de comprar de um e-commerce. Entenda os detalhes da estratégia empresarial aqui, no blog da Uappi.

O que é o modelo B2B2C?

B2B2C é a sigla para “Business to Business to Consumer”, que em português significa “empresa para empresa para consumidor”, em tradução livre. A estratégia, essencialmente, é uma forma de vender via e-commerce diretamente ao cliente, com outra empresa no meio para intermediar o negócio.

No modelo de vendas online, há uma interação entre três partes. Primeiro, uma empresa ou indústria que produz a mercadoria. Em seguida, há uma companhia intermediária que recebe a mercadoria e a disponibiliza ao cliente. Este, então, efetua a compra do produto. 

Como funciona?

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Fonte: Freepik

Para que a estratégia B2B2C funcione, as duas companhias devem ter o mesmo público-alvo, a fim de beneficiar o mesmo tipo de cliente. Outro ponto importante é que ambas as empresas não alcançariam o mesmo resultado se estivessem utilizando outro método ou de forma independente. 

Essa união entre as duas partes precisa trazer o máximo possível de sucesso no que diz respeito à experiência do cliente, tendo seus próprios benefícios ao mesmo tempo. Por exemplo: a empresa “A” oferece um novo serviço ou produto sem investir recursos internos e obtêm dados adicionais sobre os clientes. A empresa “B” consegue criar credibilidade para a sua marca, com uma base de clientes que já existe.

Por fim, o consumidor fica com uma experiência personalizada, aproveitando o serviço ou produto que precisava. Ele ainda tem o conhecimento de que pode confiar na marca que faz a venda.

Diferenças entre os modelos B2B e B2C

Apesar das siglas serem parecidas, elas possuem estratégias bem diferentes quando se trata da relação com as demais companhias ou consumidores, assim como os benefícios que cada uma oferece. Veja a seguir.

B2B

O modelo de negócios B2B é o “Business to Business” (“empresa para empresa”, em tradução livre). A estratégia não alcança o consumidor final, a venda é feita de uma companhia para outra.

Geralmente, o B2B é feito para a comercialização de matérias-primas ou prestação de serviços, como empresas da indústria automobilística, que precisam de um fornecedor de uma determinada peça para completar um veículo. 

B2C

A sigla B2C significa “Business to Consumer” (“empresa para consumidor”). Em geral, esse modelo é muito comum no varejo, com um conceito bem simples: uma empresa vende para o cliente final de forma direta.

Nesse modelo, as empresas criam personas que refletem diretamente os desejos e necessidades dos clientes individuais. Isso permite uma abordagem de marketing e vendas mais personalizada, adaptada às preferências específicas de cada cliente.

Vantagens do modelo B2B2C para o e-commerce

Ainda que seja um conceito relativamente novo, o modelo B2B2C oferece várias vantagens atraentes. A primeira delas é a escala de vendas, pois há o apoio de uma varejista que já está bem próxima do cliente final. 

Já para os marketplaces, um grande benefício é a possibilidade de vender produtos sem precisar mantê-los em estoque. Quando uma venda é feita, a própria produtora pode cuidar do envio da mercadoria, o que também otimiza a logística e permite que a varejista participe dos lucros obtidos com as vendas.

Além disso, para construir um relacionamento com clientes e ganhar espaço no mercado, a empresa do meio pode precisar investir em marketing. Para o produtor, é uma ótima chance de crescer sem gastar muito ou correr grandes riscos.

A exposição da marca também é superimportante, entrando como um benefício adicional nessa estratégia de negócios, já que possuir os produtos ou serviços em várias plataformas funciona como marketing sem custos adicionais.

Dicas para adotar esse modelo

Agora que todos os detalhes estão bem estabelecidos, é hora de colocar o conhecimento em prática. Alguns pontos de destaque para adotar o modelo incluem encontrar um nicho de mercado que faça sentido para inserir o produto. 

Com conhecimento do segmento, do que já está sendo oferecido pelos concorrentes no mercado e quais são as dores e desejos do consumidor, torna-se muito mais fácil saber onde se inserir. 

Um erro comum com esse modelo é usar uma abordagem única para todos os envolvidos. Se o seu negócio atende a empresas e ao consumidor final, então, é necessário entender os diferentes tipos de perfis.

Por fim, o desenvolvimento do plano de negócios é essencial para elevar as chances de sucesso. Ele documenta o passo a passo para alcançar as metas da companhia, além de ajudar a entender o diferencial competitivo da empresa.

Veja como elevar seu negócio com a Uappi!

O plano de negócios de B2B2C é apenas o começo. Há muito a ser descoberto ainda, e a Uappi acompanha você em todos os passos para ajudar no crescimento do seu negócio.

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